ECONOMIA – Restituições do Imposto de Renda de Pessoa Física são pagas a 5,75 milhões de contribuintes nesta sexta-feira, totalizando R$ 8,5 bilhões.

Nesta sexta-feira, cerca de 5,75 milhões de contribuintes serão beneficiados com o pagamento de R$ 8,5 bilhões em restituições do Imposto de Renda de Pessoa Física. Segundo a Receita Federal, essa leva de restituições está direcionada para contribuintes prioritários, que terão o valor depositado diretamente na conta bancária informada na declaração, seja por meio de transferência direta ou chave Pix.

De acordo com o Ministério da Fazenda, caso o crédito não seja realizado por algum motivo, como uma conta bancária desativada, o valor ficará disponível para resgate por até um ano no Banco do Brasil. O contribuinte pode reagendar o crédito por meio do Portal BB ou através dos telefones disponíveis para contato com a central de relacionamento do banco.

Dentre os mais de 5,7 milhões de contribuintes prioritários, estão incluídos idosos com mais de 80 anos, pessoas entre 60 e 79 anos, indivíduos com deficiência física ou mental, portadores de doenças graves, profissionais do magistério e aqueles que optaram pela Declaração Pré-preenchida ou pelo recebimento da restituição via Pix. Além disso, foram contemplados 252.738 contribuintes do Rio Grande do Sul, em função do estado de calamidade decorrente das enchentes que assolam a região desde abril.

Para verificar a disponibilidade da restituição, os contribuintes podem acessar a página de Consulta à Restituição no site da Receita Federal. E, caso não resgatem o valor dentro de um ano, é possível requerê-lo por meio do Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal.

O pagamento das restituições do Imposto de Renda é uma medida importante para auxiliar os contribuintes neste momento de incertezas econômicas, proporcionando um alívio financeiro para aqueles que aguardavam a devolução dos valores pagos a mais ao longo do ano.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo