ECONOMIA – Receita Federal libera consulta ao lote da malha fina para 120 mil contribuintes nesta segunda-feira (24)

Na manhã desta segunda-feira (24), a Receita Federal liberou a consulta ao lote da malha fina de fevereiro, contemplando cerca de 120 mil contribuintes que regularizaram suas pendências. Neste lote, estão inclusas restituições residuais de anos anteriores, totalizando um valor de R$ 253,88 milhões, dos quais R$ 168,86 milhões serão destinados aos contribuintes com prioridade no reembolso.

O critério de prioridade para recebimento da restituição inclui diferentes grupos, sendo a maioria representada por 75.790 contribuintes que informaram a chave Pix do tipo Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) na declaração do Imposto de Renda ou utilizaram a declaração pré-preenchida. Desde 2023, a informação da chave Pix tem sido determinante para a priorização no recebimento.

Além disso, o lote de restituição contempla 16.215 contribuintes com idade entre 60 e 79 anos, 4.013 professores com magistério como principal fonte de renda, 3.163 idosos acima de 80 anos, 2.405 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave, e 18.453 contribuintes que não se enquadram em nenhuma das categorias prioritárias.

Os contribuintes aptos a receber a restituição podem realizar a consulta através da página da Receita Federal na internet, no menu “Meu Imposto de Renda” e clicando em “Consultar a Restituição”, ou ainda pelo aplicativo da Receita Federal para dispositivos móveis. O pagamento está programado para o dia 31 de março, sendo depositado na conta ou chave Pix do tipo CPF informada na declaração do Imposto de Renda.

Em casos de restituições não depositadas devido a conta bancária desativada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. Após esse prazo, o contribuinte pode requerer o valor não resgatado pelo Portal e-CAC, acessando o menu “Declarações e Demonstrativos” e clicando em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.

Portanto, os contribuintes que regularizaram suas pendências com o Fisco e caíram na malha fina já podem verificar se estão inclusos no lote de restituição e se preparar para o recebimento do valor devido.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo