Uma novidade deste ano foi a disponibilidade da declaração pré-preenchida, que já vem com todos os dados do contribuinte. A adesão a essa modalidade foi rápida, com 2.832.002 contribuintes enviando suas declarações desde o início do prazo de entrega, em 1º de março. No entanto, o abastecimento dos dados para a declaração pré-preenchida atrasou devido à greve dos auditores fiscais da Receita.
O prazo para enviar a declaração do IRPF começou em 17 de março e vai até as 23h59 do dia 30 de maio. O programa gerador da declaração está disponível desde 13 de março no site da Receita Federal.
A expectativa do órgão é receber 46,2 milhões de declarações este ano, um aumento de quase 7% em relação a 2024, quando foram entregues 43,2 milhões de declarações.
Os contribuintes que receberam rendimentos tributáveis acima de R$ 33.888, ou que obtiveram receita bruta da atividade rural acima de R$ 169.440, são obrigados a declarar. Aqueles que receberam até dois salários mínimos mensais durante 2024 estão dispensados, exceto se enquadrarem em outro critério de obrigatoriedade.
Com o prazo se encaminhando para o fim, é importante que os contribuintes fiquem atentos e não deixem para enviar a declaração de última hora, evitando assim possíveis transtornos.