ECONOMIA – Produção de petróleo e gás em 2024 se mantém próxima ao recorde, com destaque para aproveitamento do gás natural.



A produção de petróleo e gás natural no Brasil em 2024 manteve-se próxima ao recorde atingido no ano anterior, totalizando uma média diária de 4,322 milhões de barris de óleo equivalente, de acordo com dados divulgados pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

A queda de 0,5% em relação a 2023 foi impulsionada pela redução na produção de petróleo, que alcançou 3,358 milhões de barris diários, representando uma diminuição de 1,29% em comparação ao ano anterior. Por outro lado, a produção de gás natural registrou um aumento de 2%, atingindo a marca de 153 milhões de metros cúbicos por dia.

O pré-sal continua sendo a principal fonte de produção de petróleo e gás natural no país, respondendo por 78,29% do total. Já a produção do pós-sal corresponde a 16,33%, enquanto os campos em terra representam 5,38% da produção total.

Em dezembro de 2024, a média diária de produção foi de 4,435 milhões de barris de óleo equivalente, sendo a Petrobras responsável por 89,37% do total produzido. A produção de petróleo teve um aumento de 3,3% em relação a novembro, mas uma queda de 4,6% em comparação com dezembro de 2023. Já a produção de gás registrou um aumento de 2,1% em relação a novembro e de 2,9% em relação ao ano anterior.

No que diz respeito ao aproveitamento do gás natural, a taxa chegou a 96,5% em dezembro. Houve uma redução de 9% na queima de gás em comparação ao mês anterior, mas um aumento significativo de 66,4% em relação a dezembro de 2023, principalmente devido ao comissionamento da FPSO Marechal Duque de Caxias, no Campo de Mero.

Esses dados demonstram a relevância da produção de petróleo e gás natural no Brasil e a importância de medidas para otimizar a utilização desses recursos de forma sustentável e eficiente.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo