O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, esclareceu que o benefício do Acredita Exportação vai funcionar de forma semelhante ao antigo Programa Reintegra. As empresas poderão receber de volta parte dos tributos pagos na produção de bens, em percentuais de até 3% sobre a receita obtida com a exportação.
Durante o evento, Lula, Alckmin e diversos ministros anunciaram o programa “Acredite no seu Negócio”, que visa impulsionar os mecanismos de estímulo aos pequenos negócios, presentes nos quatro eixos do Programa Acredita. Com uma previsão de destravar até R$ 30 bilhões em crédito, o Acredita é voltado para diversos segmentos, com destaque para a população mais vulnerável e com dificuldade de acesso a crédito no mercado financeiro.
O presidente Lula destacou a importância de apoiar os pequenos empreendedores, ressaltando que a economia brasileira só crescerá através do consumo e da circulação do dinheiro na mão da população. Ele também cobrou uma ampla divulgação do programa para alcançar o público-alvo de forma eficaz.
O Programa Acredita foi criado pelo governo em abril deste ano e recentemente foi aprovado pelo Congresso e sancionado por Lula. Com diferentes eixos de atuação, o programa visa oferecer linhas de crédito e oportunidades de renegociação de dívidas para micro e pequenas empresas, além de criar mecanismos para incentivar investimentos em projetos sustentáveis no país.
No geral, a ampliação do Programa Acredita promete trazer benefícios significativos para os pequenos negócios interessados em exportar, contribuindo para o crescimento da economia e a geração de empregos no país.