ECONOMIA – Petrobras aprova retorno de fábrica de fertilizantes no Paraná after hibernation of 5 years, to restart operations by the second half of 2025

A Petrobras anunciou, em reunião realizada nesta quinta-feira (6), a aprovação do retorno das atividades operacionais da fábrica de fertilizantes Araucária Nitrogenados S.A. (Ansa), sua subsidiária integral. Localizada no Paraná, a fábrica estava hibernada desde 2020, mas os procedimentos para sua retomada serão iniciados imediatamente. Com a decisão, a companhia autorizou a Ansa a celebrar acordo e realizar a contratação dos antigos empregados, condicionada à homologação do acordo pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST), com previsão de retomada das operações no segundo semestre de 2025.

A retomada das operações da fábrica está alinhada com a revisão das diretrizes estratégicas da companhia aprovadas no ano passado, onde o investimento na produção de fertilizantes foi reintegrado ao portfólio da Petrobras, conforme o plano Estratégico 2024 – 2028.

Localizada ao lado da Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), a Ansa possui capacidade de produção de 720 mil toneladas/ano de ureia, 475 mil toneladas/ano de amônia e 450 mil m³/ano de ARLA 32. Tanto os acordos trabalhistas quanto as licitações e contratações ficaram condicionados a uma nova deliberação da Diretoria Executiva, que acontecerá quando os procedimentos estiverem completamente definidos.

A paralisação da fábrica de fertilizantes da subsidiária Araucária Nitrogenados foi aprovada pela Petrobras em janeiro de 2020, resultando na demissão de 396 empregados. A unidade vinha apresentando prejuízos recorrentes desde sua aquisição em 2013, com perdas significativas até setembro de 2019. As razões apontadas pela Petrobras foram os altos custos da matéria-prima em comparação com os produtos finais, o que levou a empresa a decidir pela hibernação da unidade para garantir a segurança operacional e ambiental, assim como a integridade dos equipamentos.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo