ECONOMIA – Pesquisa revela que mais da metade das compras em marketplaces foram feitas com cartões pertencentes às mães dos titulares.



Um estudo recente da Serasa Experian revelou que mais da metade das compras realizadas em marketplaces com o uso de cartões de crédito de parentes foram feitas com os cartões das mães dos titulares das contas nos sites de comércio eletrônico. A pesquisa, que analisou mais de 60 mil transações, mostrou que 65,9% das compras foram finalizadas com cartões de mães. Na sequência, foram usados os cartões de irmãos (14,9%), filhos (12,6%), avós (3,2%) e tios (1,9%). O parentesco menos comum nessas operações foi outros (1,5%), que inclui pais, netos ou sobrinhos.

Além disso, a pesquisa também analisou o risco de contestação das transações online e descobriu que as compras feitas com os cartões de avós são as mais contestadas, com uma chance 153,8% maior do que as compras feitas com cartões de filhos, 135,7% maior do que as de irmãos e 73,7% maior do que as de mães. Esse risco maior de contestação sugere a possibilidade de fraude nesse tipo de transação.

Caio Rocha, diretor de Produtos de Autenticação e Prevenção à Fraude da Serasa Experian, alertou para a importância de proteger tanto o dono do cartão quanto as empresas contra fraudes em ambientes digitais. Uma solução sugerida por ele é a emissão de cartões digitais temporários, além de investir em processos inteligentes de combate à fraude, como a verificação de biometria facial.

Os dados do Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian mostraram que, no primeiro semestre de 2023, 45,5% das tentativas de fraude registradas foram no setor de bancos e cartões. O último Relatório Global de Identidade e Fraude da Serasa Experian também indicou um aumento de 18% nos incidentes ligados a cartões bancários no último trimestre de 2022 em comparação com o período anterior.

Pedro Moreno, gerente-executivo da Serasa Experian, afirmou que muitos negócios físicos se tornaram digitais durante a pandemia e que os proprietários não se preocuparam com a prevenção de fraudes, o que levou a um aumento significativo das tentativas de golpes. Nesse sentido, a Serasa lançou o Fraudômetro, uma iniciativa para alertar pessoas e empresas sobre os golpes existentes.

A Serasa Experian também recomenda que as empresas tomem cuidado com esse tipo de pagamento e invistam na segurança desse meio, pois mais da metade dos entrevistados em um estudo realizado pela Opinion Box afirmaram ter quatro cartões de crédito ou mais. A empresa lançou o mecanismo Verificação de Cartão, que identifica o risco de fraude em cada transação online realizada com cartões de crédito chamados de não presentes.

Para os consumidores, a Serasa Experian orienta a garantia de que os documentos, celulares e cartões estejam seguros e com senhas fortes para acesso aos aplicativos, além de desconfiar de ofertas com preços muito abaixo do mercado, ter atenção com links e arquivos compartilhados em grupos de redes sociais e cadastrar as chaves pix apenas nos canais oficiais dos bancos. Já para as empresas, é recomendado que elas façam uma análise mais detalhada das compras mais caras, verifiquem cadastros atualizados dos consumidores e consultem o perfil do cliente para avaliar os riscos de uma operação.

A Serasa também informou que as empresas têm investido em soluções antifraude e tecnologias sofisticadas. O gerente Pedro Moreno ressaltou que muitas empresas só investem nesse tipo de solução após sofrerem golpes, mas desde a pandemia tem sido observado um crescimento nos investimentos dessas empresas. A Serasa Experian foi criada em 1968 e se tornou a maior empresa de Datatech do Brasil. Atualmente, ela responde por mais de 6,5 milhões de consultas diárias e protege mais de 2,2 bilhões de transações comerciais por ano.

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