ECONOMIA – Percentual de indústrias brasileiras inovadoras diminui em 2023, aponta pesquisa do IBGE. Empresas enfrentam obstáculos e buscam apoio público para inovar.

A inovação nas indústrias brasileiras sofreu uma queda em 2023, de acordo com a Pesquisa de Inovação (Pintec) divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (20). A parcela de empresas que inovaram em produtos ou processos ficou em 64,6%, menor do que os anos anteriores, que registraram 68,1% em 2022 e 70,5% em 2021.

O pesquisador do IBGE, Flávio José Marques Peixoto, explicou que a queda na taxa de inovação pode ser atribuída à definição de empresa inovadora como aquela que lançou produtos ou processos substancialmente aprimorados ou novos em 2023. Além disso, a pesquisa revelou que a taxa de inovação aumenta conforme o porte da empresa, chegando a 73,6% nas empresas com 500 funcionários ou mais.

Em relação aos tipos de inovação, 34,4% das empresas inovaram em produtos e processos de negócios, enquanto 16,6% focaram apenas em processos e 13,6% apenas em produtos. Os produtos inovadores foram principalmente novos para a empresa, para o mercado nacional ou mundial. Já os processos de negócios inovadores abrangeram áreas como organização do trabalho, produção, marketing e gestão.

A pesquisa também destacou a importância das empresas inovadoras cooperarem com outras empresas ou consumidores para desenvolver suas inovações. A maioria das cooperações ocorreu com fornecedores, consultores, clientes e infraestrutura de ciência e tecnologia.

Apesar das empresas inovadoras enfrentarem obstáculos, como instabilidade econômica e limitações de recursos internos, a taxa de problemas para inovar em 2023 foi menor do que nos anos anteriores. Além disso, a pesquisa apontou que empresas inovadoras que investiram em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) demonstraram interesse em usar apoio público para inovar, utilizando instrumentos como incentivos fiscais e financiamento exclusivo para máquinas e equipamentos.

Em um cenário de constantes desafios e oportunidades, as empresas brasileiras continuam buscando maneiras de inovar e se manter competitivas no mercado. A inovação é essencial para o crescimento sustentável e a geração de valor, e as empresas que investem em P&D demonstram um compromisso com o desenvolvimento e a evolução constante de seus produtos e processos.

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