Com mais de 18,5 milhões de estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio inscritos, a Obmep se consolida como a maior competição científica do país. O diretor-geral do Impa, Marcelo Viana, ressaltou a notável vitalidade da Olimpíada, que continua crescendo e quebrando recordes de participação ano após ano.
As provas da Obmep acontecerão em duas fases: a primeira está marcada para 4 de junho e a segunda para 19 de outubro. A divulgação dos vencedores está prevista para 20 de dezembro, quando serão premiados com medalhas de ouro, prata ou bronze, além de ingressarem no PIC (Programa de Iniciação Científica Jr), que oferece aulas avançadas em matemática e uma bolsa de R$ 300 para os estudantes premiados.
Ao todo, estão sendo distribuídas 8.450 medalhas nacionais, sendo 650 de ouro, 1.950 de prata e 5.850 de bronze, juntamente com 51 mil certificados de menção honrosa. Além disso, a Obmep vai premiar os alunos com melhor desempenho estadual, distribuindo mais de 20,5 mil medalhas estaduais. Porém, vale ressaltar que a premiação estadual não inclui o acesso ao PIC.
Criada em 2005 pelo Impa, a Obmep conta com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e do Ministério da Educação. A competição tem como objetivo principal estimular o estudo da matemática no Brasil, identificar jovens talentos e promover a inclusão social através do conhecimento matemático.