ECONOMIA – Nova calculadora ReVar da Receita Federal e B3 auxilia investidores a declarar Imposto de Renda sobre renda variável de forma prática e rápida.



A Receita Federal e a B3, bolsa de valores do Brasil, apresentaram uma novidade aos investidores nesta quarta-feira (18). Trata-se da calculadora ReVar, uma ferramenta que auxiliará na declaração de aplicações em renda variável, como ações e fundos imobiliários, e demais investimentos na B3. A calculadora já está disponível na Área do Investidor da B3 e é gratuita, porém, os investidores precisam autorizar o compartilhamento de informações entre a B3 e a Receita Federal.

Com base nas informações das corretoras, a ReVar irá carregar os dados das operações realizadas diretamente da B3 e calcular os ganhos ou prejuízos líquidos decorrentes dessas operações. Em casos de lucro e cobrança de imposto sem retenção na fonte, a calculadora será capaz de calcular o imposto devido e gerar o Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf) para o pagamento.

A consulta por meio da ReVar requer autorização prévia do investidor, que deverá acessar a Área do Investidor e permitir o compartilhamento de dados com a Receita Federal. O cálculo e a geração do Darf serão realizados diretamente no portal Centro Virtual de Atendimento da Receita Federal (e-CAC).

Além de ações e fundos imobiliários, a calculadora pode ser utilizada para calcular impostos sobre ganhos com Fundos de Agronegócio (Fiagros), Fundos ETF e BDR. A expectativa é que a ReVar beneficie aproximadamente 4 milhões de investidores brasileiros e, futuramente, novas funcionalidades serão implementadas, como o cálculo de grupamento de ações, pagamentos de proventos e outros eventos corporativos.

Outra melhoria prevista, ainda sem data definida, é o lançamento automático dos dados da calculadora na declaração pré-preenchida de Imposto de Renda. A Receita Federal e a B3 também trabalham em um recurso para que a ferramenta seja utilizada por investidores que operam no mercado futuro.

Para utilizar a ReVar, o investidor deve acessar a Área do Investidor da B3 e realizar a autorização do compartilhamento de dados. Em seguida, deverá prosseguir para o portal e-CAC da Receita Federal, informar o custo de aquisição dos ativos e possíveis prejuízos acumulados. Uma vez realizado esse processo, o sistema mostrará um resumo do resultado das operações a cada mês, indicando se há imposto a ser recolhido. Impostos inferiores a R$ 10 serão somados aos meses seguintes até atingirem o valor mínimo para geração do Darf.

Após clicar em “Gerar Darf”, o investidor terá acesso ao documento para pagamento, com código de barras e QR code para pagamento via Pix. A Receita Federal disponibiliza um manual completo de utilização da calculadora para orientar os investidores nesse novo processo de declaração de impostos sobre renda variável.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo