ECONOMIA – “Mês de Abril Verde marca a importância da prevenção de acidentes e doenças de trabalho no Dia Nacional em Memória às Vítimas”

Neste domingo (28) é lembrado o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, data que marca o início do Abril Verde, uma campanha promovida pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) com o lema “Adoecimento também é acidente do trabalho – conhecer para prevenir”.

Segundo a coordenadora nacional do MPT para Saúde dos Trabalhadores, Cirlene Zimmermann, a iniciativa busca conscientizar a sociedade sobre a importância de comunicar os acidentes de trabalho à Previdência Social. Ela ressalta que tanto as doenças relacionadas ao trabalho quanto os acidentes típicos são considerados acidentes do trabalho em termos previdenciários, trabalhistas e fiscais.

Entre as doenças mais comuns relacionadas ao trabalho estão as lesões ósseas musculares, como tendinites e bursites, e os transtornos mentais, como depressões, ansiedades e estresse pós-traumático. É importante destacar que não apenas os trabalhadores diretamente afetados, mas também aqueles que testemunham essas situações no ambiente de trabalho, podem desenvolver problemas de saúde mental.

Por outro lado, as empresas muitas vezes deixam de notificar o INSS sobre as doenças mentais relacionadas ao trabalho, prejudicando o trabalhador e a sociedade como um todo. A falta de comunicação adequada dos acidentes de trabalho pode resultar em prejuízos significativos para as políticas públicas de saúde do trabalhador.

Para garantir a saúde no ambiente de trabalho, é fundamental que as empresas adotem medidas eficazes de prevenção, que vão além do simples fornecimento de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). A prioridade deve ser pela eliminação ou neutralização dos riscos, visando proteger efetivamente os trabalhadores.

De acordo com dados do INSS, de 2012 a 2022 foram registrados mais de 6 milhões de acidentes de trabalho, resultando em mais de 2 milhões de afastamentos e 25 mil mortes. Os gastos com benefícios previdenciários relacionados a esses acidentes ultrapassaram R$ 136 bilhões nesse mesmo período.

O Abril Verde serve como um lembrete da importância de prevenir acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, garantindo a segurança e a saúde dos trabalhadores em todos os setores da economia. Portanto, é fundamental que empregadores e empregados estejam atentos aos riscos e adotem práticas seguras no ambiente laboral.

Sair da versão mobile