ECONOMIA – Mercado financeiro projeta IPCA em 4,5% em 2024 e inflação de 3,99% em 2025, aponta Boletim Focus do BC.



A inflação oficial do país, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), teve sua previsão revisada pelo mercado financeiro. Segundo o Boletim Focus divulgado nesta segunda-feira pelo Banco Central (BC), a estimativa para o IPCA em 2024 passou de 4,39% para 4,5%. Além disso, as projeções para os anos seguintes também foram ajustadas, com a expectativa de uma inflação de 3,99% em 2025, 3,6% em 2026 e 3,5% em 2027.

Para alcançar a meta de inflação estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), o BC utiliza a taxa básica de juros, conhecida como Selic. Atualmente em 10,75% ao ano, a Selic deverá passar por novos ajustes nas próximas reuniões do Comitê de Política Monetária (Copom). Os analistas esperam um aumento da taxa básica nas próximas decisões do Copom, com a expectativa de encerrar 2024 em 11,75% ao ano. Para os anos seguintes, as projeções indicam uma redução gradual da Selic, chegando a 9% ao ano em 2027.

Além da inflação e da taxa de juros, o mercado financeiro também revisou as expectativas para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) e a cotação do dólar. A previsão de crescimento econômico para 2024 foi elevada de 3,01% para 3,05%, com estimativas de expansão de 1,93% em 2025, e de 2% em 2026 e 2027. Quanto ao dólar, a cotação esperada é de R$ 5,42 para o final deste ano e de R$ 5,40 para o final de 2025.

Essas projeções refletem as expectativas do mercado financeiro em relação aos principais indicadores econômicos do país e demonstram a busca por um equilíbrio entre o controle da inflação, o crescimento econômico e a estabilidade do mercado financeiro.É importante ressaltar que essas previsões estão sujeitas a alterações conforme a evolução do cenário econômico nacional e internacional.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo