ECONOMIA – Licenciamento e produção de veículos têm crescimento em março, mas caem na comparação anual, revela Anfavea

No mês de março, o setor automotivo brasileiro apresentou sinais de recuperação, com crescimento no licenciamento e na produção de veículos em relação ao mês de fevereiro. De acordo com informações divulgadas pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) nesta terça-feira (8), o licenciamento registrou um aumento de 13,6%, totalizando 187.731 unidades comercializadas. Este número engloba tanto veículos leves como caminhões e ônibus.

Por outro lado, em relação ao mesmo período do ano passado, houve uma queda de 5,7% no licenciamento de veículos, algo que o presidente da Anfavea, Márcio de Lima Leite, atribui ao fato de que março deste ano teve três dias úteis a menos que março de 2023. Mesmo com esse resultado anual negativo, Leite destacou que a média diária de vendas em março foi de 9,4 mil unidades, o que mostra uma tendência de recuperação do mercado.

No que diz respeito à produção, houve um crescimento de 3,2% em comparação ao mês anterior, totalizando 195.751 unidades montadas. O presidente da Anfavea ressaltou que este foi o melhor resultado desde novembro e que a produção está se ajustando à crescente demanda. No entanto, em relação ao mesmo período do ano passado, a produção apresentou uma queda de 11,8%.

Leite também destacou que a primeira semana de abril foi a melhor desde 2014, o que indica um cenário positivo para o mercado automotivo. As exportações tiveram um aumento de 6,5% em comparação ao mês anterior, mas registraram uma queda de 28% na comparação anual, devido principalmente à redução nos mercados de destino, como Argentina, Chile, Colômbia, Equador e Uruguai, além do mercado mexicano, que teve uma queda sazonal em março.

Apesar dessas oscilações, o setor manteve a estabilidade nos empregos, com um leve crescimento em relação a fevereiro e uma pequena queda na comparação com março do ano passado. No total, 101.404 pessoas estavam empregadas no setor automotivo em março, representando um aumento de 0,7% em relação ao mês anterior e uma queda de 0,2% em relação ao mesmo período do ano passado.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo