ECONOMIA – Inflação oficial do país recua para 0,16% em março, segundo dados do IBGE divulgados nesta quarta-feira

No último mês de março, a inflação oficial do país, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), apresentou uma leve queda, registrando uma taxa de 0,16%. Esse resultado representa uma diminuição significativa em relação ao mês de fevereiro, quando a inflação atingiu 0,83%. Além disso, em comparação com o mesmo período do ano anterior, houve uma redução considerável, já que em março de 2020 a taxa foi de 0,71%.

Os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira (10) mostram que, no acumulado do ano, o IPCA registra uma taxa de 1,42%. Já nos últimos 12 meses, a inflação alcançou 3,93%. Esses números revelam um cenário de estabilidade, sem grandes variações nos índices de inflação.

O grupo de despesas que mais influenciou o resultado da inflação em março foi o de alimentação e bebidas, que apresentou um aumento de 0,53% nos preços. Esse aumento nos gastos com produtos alimentícios contribuiu para o leve aumento no índice de inflação no mês.

Apesar da alta nos preços do grupo de alimentação e bebidas, outros setores apresentaram variações menores, o que ajudou a manter a inflação em um patamar baixo. A queda nas taxas de inflação reflete, em parte, a atual situação econômica do país, que ainda enfrenta os desafios decorrentes da pandemia de Covid-19.

Diante desse cenário, os consumidores devem ficar atentos às variações nos preços dos produtos e adotar estratégias para controlar seus gastos, buscando alternativas para economizar e manter o equilíbrio financeiro em meio às oscilações da inflação.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo