Durante o Mutirão, que acontece nos meses de março e novembro desde 2019, os participantes terão a oportunidade de negociar diretamente com as instituições ou através da plataforma Consumidor.gov.br. A Febraban garante que serão oferecidas condições melhores de parcelamento, descontos e melhores condições de refinanciamento em dívidas como cartão de crédito, cheque especial, crédito consignado e outros empréstimos com bancos e instituições financeiras.
Essa ação faz parte do Mês do Consumidor e conta com a parceria da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e dos Procons estaduais. Além disso, o Banco Central também contribui para o evento por meio da ferramenta Registrato, que permite aos consumidores consultar suas dívidas e acessar o Relatório de Empréstimos e Financiamentos (SCR).
Na última edição realizada em novembro de 2024, foram renegociados 1,75 milhão de contratos, totalizando 33 milhões desde 2019. Os interessados em participar do Mutirão podem obter mais informações sobre os canais de negociação e um passo a passo para participar no site Meu Bolso em Dia, que faz parte da campanha.
Além disso, os consumidores também podem negociar suas dívidas com a Serasa, parceira da campanha com o Feirão Limpa Nome, e nas agências dos Correios, que possibilitam o atendimento físico para a visualização de dívidas e a realização de novos acordos.
Para facilitar a vida dos consumidores, estão disponíveis diferentes canais de negociação, todos oferecendo as mesmas condições. A Febraban orienta que os participantes comecem entrando em contato com o banco ou financeira por meio dos canais oficiais, informando o desejo de renegociar pelo Mutirão e negociando as condições oferecidas.
Em suma, o Mutirão de Negociação e Orientação Financeira é uma oportunidade para os consumidores regularizarem suas dívidas com condições mais vantajosas e receberem orientações para uma saúde financeira mais equilibrada. Não perca essa chance de colocar suas finanças em dia e garantir mais tranquilidade para o seu futuro.