ECONOMIA – Economia brasileira: FMI eleva previsão de crescimento para 2,5% ao ano e destaca medidas positivas para o médio prazo.



O Fundo Monetário Internacional (FMI) revisou para cima suas projeções para o crescimento da economia brasileira no médio prazo, passando de 2% para 2,5% ao ano. A divulgação foi feita nesta quinta-feira (11) durante a apresentação do relatório anual do organismo sobre o Brasil.

Em maio, já havia sido adiantado que o FMI iria aumentar a previsão de médio prazo para o Produto Interno Bruto (PIB) do país. Naquele mês, técnicos do Fundo estiveram no Brasil entre os dias 15 e 27 para analisar a situação econômica nacional.

O relatório destaca o crescimento constante da atividade econômica brasileira, que tem superado as expectativas. O FMI aponta algumas medidas adotadas como positivas para a economia no médio prazo, como a reforma tributária sobre o consumo e o plano de transformação ecológica.

Além disso, o Fundo ressalta a importância da agenda de crescimento sustentável e inclusivo, assim como das reformas propostas para melhorar o ambiente de negócios. No documento, são mencionados avanços como a redução do desmatamento, a criação da Taxonomia Sustentável Brasileira, a nova estrutura para o mercado de carbono e a emissão do primeiro título verde no mercado internacional.

Com essas iniciativas, o FMI acredita que o Brasil está no caminho certo para impulsionar seu crescimento econômico e alcançar uma maior estabilidade financeira. A revisão das projeções é um reflexo do otimismo do organismo em relação às perspectivas do país no curto e médio prazo.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo