ECONOMIA – Economia brasileira apresenta leve crescimento de 0,01% em abril, segundo dados do IBC-Br divulgados pelo Banco Central


O crescimento da economia brasileira no mês de abril teve um leve aumento de 0,01%, de acordo com os dados do Índice de Atividade Econômica do BC (IBC-Br) divulgados recentemente pelo Banco Central. Este índice é visto como um indicador antecedente do Produto Interno Bruto (PIB) do país. Vale ressaltar que em março houve uma queda de 0,34% neste mesmo índice.

No período analisado, o IBC-Br atingiu a marca de 154,72 pontos nos números observados, enquanto na série dessazonalizada ficou em 148,38 pontos. Os dados mostram ainda que em comparação com abril de 2023, houve um aumento de 4,01% neste indicador. No acumulado dos últimos 12 meses, o índice teve uma expansão de 1,81%, e no acumulado do ano a alta é de 2,08%.

Em relação ao trimestre encerrado em abril, o IBC-Br registrou um crescimento de 0,76% em comparação com o trimestre anterior. Já em relação ao mesmo período do ano passado, o aumento foi de 1,63%. Esses dados fornecidos pelo Banco Central indicam uma recuperação gradual da economia brasileira, mesmo que de forma modesta.

Porém, é importante destacar que o cenário econômico ainda apresenta desafios, como a inflação em alta e a instabilidade do mercado financeiro. Neste contexto, a retomada do crescimento econômico dependerá de diversos fatores, como a aprovação de reformas estruturais e a manutenção de políticas que estimulem o investimento e a geração de empregos.

Diante disso, o governo e os agentes econômicos devem estar atentos e tomar as medidas necessárias para garantir uma recuperação sólida e sustentável da economia brasileira nos próximos meses.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!



Botão Voltar ao topo