Mesmo com a queda registrada nesta sexta-feira, o dólar fechou a semana com uma alta de 1,53%, acumulando valorização de 3,67% no mês de abril e de 7,13% no ano de 2021. Já no mercado de ações, o índice Ibovespa, da B3, fechou o dia com 125.124 pontos, apresentando uma alta de 0,75%. Apesar das altas registradas ontem e hoje, o indicador ainda acumula uma queda de 0,65% na semana.
No mercado externo, o dólar começou a cair devido a um momento de ajuste internacional, no qual investidores aproveitaram os ganhos recentes para vender a moeda e garantir lucros. O esvaziamento das tensões no Oriente Médio, após ser constatado que o ataque de Israel causou danos mínimos à infraestrutura iraniana, contribuiu para amenizar o clima no cenário global.
Nos últimos dias, a divulgação de dados que evidenciam o aquecimento da economia norte-americana tem gerado tensões no mercado. No entanto, a ausência de novos indicadores econômicos nos Estados Unidos ajudou a dissipar a turbulência nesta sexta-feira. A expectativa é que a estabilidade permaneça nos próximos dias, contribuindo para um cenário mais favorável nos mercados internacionais.