ECONOMIA – Comércio brasileiro otimista com as vendas da Black Friday, estimando faturamento de R$ 4,64 bilhões, segundo CNC

O comércio brasileiro está otimista em relação às vendas da Black Friday, que ocorrerá na próxima sexta-feira (24). Segundo a estimativa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o faturamento esperado para o evento é de R$ 4,64 bilhões, o que representa um aumento de 4,3% em relação ao ano anterior. Caso a previsão se concretize, será o maior volume de vendas para a data desde que a Black Friday foi introduzida no Brasil, em 2010.

De acordo com um levantamento da CNC, os setores de eletroeletrônicos e utilidades domésticas, com faturamento estimado em R$ 1,28 bilhão, e móveis e eletrodomésticos, com R$ 1,05 bilhão, deverão responder por quase metade (48%) da movimentação financeira prevista. Em seguida, destacam-se os ramos de hiper e supermercados, com R$ 1,02 bilhão, e de vestuário, calçados e acessórios, com R$ 0,73 bilhão.

A desaceleração da inflação é apontada como um dos fatores que impulsionarão as vendas, de acordo com a CNC. No ano passado, os preços livres da economia acumulavam alta de 9,7%, enquanto este ano a variação é de 3%. Além disso, a valorização de 7,5% do real em relação ao dólar também contribui para estratégias mais agressivas de preços por parte dos varejistas.

Outro fator positivo é relacionado aos cortes recentes na taxa básica de juros por parte do Banco Central, que favorecem o crédito e representam mais um incentivo para as compras, especialmente de bens duráveis, como geladeiras, televisões e celulares.

A pesquisa da CNC também revelou os produtos mais procurados pelos consumidores na internet nos últimos 30 dias. A presença de aparelhos de ar condicionado no topo da lista não é surpresa, considerando a onda de calor que o país enfrenta. No entanto, a alta procura resultou em um aumento nos preços desses produtos nos últimos 40 dias.

Desde 2017, a Black Friday tem registrado um crescimento contínuo no volume de vendas. Atualmente, é considerada a quinta data mais favorável para o comércio, ficando atrás apenas do Natal, Dia das Mães, Dia das Crianças e Dia dos Pais. A expectativa é que o evento deste ano seja impulsionado pelo aumento do comércio online e pela facilidade de consultar e comparar preços via internet, segundo a CNC.

A Black Friday tem se mostrado cada vez mais relevante no calendário nacional de vendas, e a expectativa é que esse crescimento se intensifique a partir deste ano, impulsionado principalmente pelo comércio eletrônico. Com base nesses dados, o otimismo do comércio brasileiro em relação ao evento parece estar bem fundamentado.

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