A assinatura desse acordo ocorreu durante a agenda bilateral do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com o príncipe herdeiro de Abu Dhabi, Sheikh Khaled bin Mohamed bin Zayed Al Nahyan, que liderava a delegação dos Emirados Árabes na Cúpula de Líderes do G20, realizada pelo presidente Lula nos dias 18 e 19 deste mês no Rio de Janeiro.
Segundo a nota divulgada pela Casa Civil, os Emirados Árabes são o segundo principal parceiro comercial do Brasil no Oriente Médio, com uma corrente de comércio que ultrapassou US$ 4,3 bilhões em 2023. Espera-se que, com esse acordo, as relações econômicas entre os dois países atinjam um novo patamar nos próximos anos, impulsionando os setores financeiro, comercial e de investimentos de ambos.
Em outubro, o ministro Rui Costa liderou uma missão brasileira em Dubai e Abu Dhabi para identificar áreas e projetos prioritários para fomentar investimentos no Brasil. Os Emirados Árabes demonstraram interesse em realizar investimentos sólidos no país, e foi formado um grupo para elaborar um portfólio de investimentos e de participação mútua de empresas brasileiras nos Emirados.
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) será responsável por auxiliar no levantamento e na seleção das propostas para facilitar esses investimentos. A expectativa é que essa parceria resulte em um aumento significativo nos investimentos entre os dois países nos próximos anos, promovendo o crescimento econômico e o desenvolvimento mútuo.









