Com isso, o BNDES dispõe de crédito de até R$ 6 bilhões para investir em obras e serviços de saneamento incluídos no programa Saneamento para Todos. Outros R$ 6 bilhões serão destinados ao financiamento de obras, serviços e aquisição de veículos de transporte público inseridos no programa Pró-Transporte.
A alocação dos recursos será realizada mediante a apresentação das operações de crédito selecionadas pelo Ministério das Cidades, responsável pela gestão do FGTS, de acordo com a disponibilidade orçamentária.
O presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, destacou a importância da parceria entre o banco e a Caixa, afirmando que juntos contribuirão para as políticas públicas de saneamento e mobilidade urbana, promovendo o desenvolvimento sustentável do país.
Além disso, os dois bancos assinaram um protocolo de intenções para fortalecer os programas do governo federal, como o Nova Indústria Brasil, Novo PAC e Plano de Transformação Ecológica. O presidente da Caixa, Carlos Vieira, ressaltou que a parceria permitirá a união da experiência dos bancos públicos nas áreas de habitação popular, mobilidade urbana e saneamento em benefício da população mais necessitada.
A colaboração entre BNDES e Caixa também inclui a ampliação do crédito para agricultores familiares, microempreendedores individuais e micro, pequenas e médias empresas, com foco especial no Nordeste e na Amazônia. Essas ações visam contribuir para a COP 30, que será realizada em Belém (PA), fortalecendo o desenvolvimento sustentável nessas regiões.