ECONOMIA – Banco Central lança novo lote da moeda em comemoração aos 200 anos da primeira Constituição brasileira, disponível para colecionadores.


O Banco Central do Brasil está liberando um novo lote de 4 mil moedas comemorativas em prata para celebrar os 200 anos da primeira Constituição brasileira. Essas peças terão um valor de face de R$ 5, mas serão vendidas por R$ 440 cada. A venda exclusiva acontecerá no site do Clube da Medalha, mantido pela Casa da Moeda.

A moeda em questão apresenta no seu anverso o livro aberto da primeira Constituição brasileira, com as páginas retratadas em uma cor sépia que simboliza a passagem do tempo. A pena estilizada e o texto manuscrito fazem alusão à forma como o livro foi redigido há dois séculos. Destaque para o uso da cor em uma moeda de prata no Brasil, pela primeira vez.

No verso da moeda, temos a representação do prédio do Congresso Nacional, simbolizando o Poder Legislativo. O conjunto arquitetônico do Congresso, com suas duas cúpulas, reflete o modelo bicameral proposto na primeira Constituição, com as Câmaras de Deputados e Senadores formando a Assembleia Geral.

O lançamento oficial da moeda comemorativa foi realizado em abril, em um evento no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, contando com a presença de representantes do Banco Central, da Casa da Moeda e da Câmara. Esse lançamento marca a celebração de um marco histórico do Brasil, a primeira Constituição outorgada em 1824 pelo imperador Dom Pedro I.

Apesar das características ultrapassadas da monarquia estabelecida pela Constituição de 1824, o documento deixou um legado importante para a administração pública brasileira. A criação do Poder Legislativo bicameral e do Supremo Tribunal de Justiça (hoje conhecido como Supremo Tribunal Federal) são exemplos de instituições que perduram até os dias atuais. Este evento é uma oportunidade para os colecionadores adquirirem uma peça histórica e simbólica da história do Brasil.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!



Botão Voltar ao topo