Para a Diretoria de Política Monetária, responsável pela definição da Taxa Selic, o escolhido foi Nilton David, atualmente no Bradesco. Ele substituirá Gabriel Galípolo, que assumirá a presidência do BC em janeiro. Com uma vasta experiência no mercado financeiro, Nilton David é graduado em Engenharia de Produção pela USP e já trabalhou em diversas instituições no Brasil e no exterior.
Na Diretoria de Relacionamento Institucional, Cidadania e Supervisão de Conduta, a indicada foi Izabela Correa, atual secretária de Integridade Pública da Controladoria-Geral da União. Com doutorado em Governo pela London School of Economics and Political Science, Izabela Correa é servidora do BC desde 2006 e possui uma sólida formação acadêmica.
Para a Diretoria de Regulação, o escolhido foi Gilneu Vivan, servidor de carreira do Banco Central desde 1994 e atual chefe do Departamento de Regulação do Sistema Financeiro. Com experiência internacional representando o Brasil em grupos como o Grupo Analítico de Vulnerabilidades, do Conselho de Estabilidade Financeira, Vivan traz consigo um vasto conhecimento e expertise na área.
Todos os indicados passarão por sabatina no Senado e precisam ser aprovados pelo plenário da Casa. Caso as indicações sejam aprovadas em 2024, os novos diretores assumirão seus cargos em 1° de janeiro de 2025. Essa movimentação na alta direção do Banco Central indica uma preocupação em garantir profissionais qualificados e experientes para conduzir as políticas monetárias e de regulação do sistema financeiro nacional.