A iniciativa consiste em um processo seletivo dividido em duas fases. Na primeira etapa, serão escolhidos 20 projetos, um de cada unidade federativa das regiões contempladas. Posteriormente, na segunda etapa, nove projetos serão agraciados com um suporte financeiro de R$ 380 mil cada. Dentre esses projetos, três serão selecionados para avançar para a fase de escala, recebendo um acompanhamento técnico e financeiro adicional no valor de R$ 500 mil.
O edital, intitulado E-commerce.BR, visa premiar soluções inovadoras que auxiliem as micro, pequenas e médias empresas brasileiras a superarem desafios relacionados à logística, capacitação digital e comunicação online. As inscrições estão abertas até o dia 17 de fevereiro deste ano e podem ser realizadas por Redes de Inovação compostas por, no mínimo, três instituições públicas ou privadas de nível estadual, distrital ou municipal, que atuem em apoio a empresas de pequeno porte nas regiões abrangidas.
Dados do Observatório do Comércio Eletrônico Nacional, do MDIC, revelam que o comércio eletrônico no Brasil alcançou uma movimentação de R$ 196,1 bilhões em 2023, representando um crescimento de 4,8% em relação ao ano anterior. No entanto, o panorama atual ainda evidencia uma grande concentração das vendas online na região Sudeste, responsável por 73,5% das transações, enquanto o Nordeste, Centro-Oeste e Norte apresentam participações significativamente menores, de 7%, 3% e 1,3% respectivamente.