ECONOMIA – A Receita Federal inicia consulta ao quarto lote de restituição do Imposto de Renda para contribuintes.

A Receita Federal disponibilizará a consulta do quarto lote de restituição do Imposto de Renda a partir das 10h desta quinta-feira (24). Cerca de 6,1 milhões de contribuintes poderão verificar se seu nome está na lista dos beneficiados. Além disso, esse lote também contempla restituições residuais de anos anteriores.

Ao todo, a Receita Federal desembolsará um montante de R$ 7,5 bilhões para 6.118.310 contribuintes. No entanto, é importante ressaltar que apenas R$ 914.419.749,81 desse valor correspondem a contribuintes com prioridade no reembolso.

Dos mais de 6 milhões de contribuintes beneficiados, 5.761.117 não estão na lista de prioridades, mas entregaram a declaração até dois dias antes do prazo final, que foi no dia 29 de maio.

Uma das novidades deste ano é a possibilidade de informar a chave Pix na declaração do Imposto de Renda, o que dá prioridade no recebimento. Entre os contribuintes com prioridade, 219.288 utilizaram essa opção.

Os demais contribuintes com prioridade legal são: 11.960 idosos acima de 80 anos, 86.427 entre 60 e 79 anos, 9.065 com alguma deficiência física, mental ou doença grave e 30.453 cuja maior fonte de renda seja o magistério.

A consulta poderá ser realizada através da página da Receita Federal na internet ou pelo aplicativo da Receita para dispositivos móveis. Para isso, basta acessar a opção “Meu Imposto de Renda” e clicar em “Consultar a Restituição”.

O pagamento da restituição está programado para o dia 31 de agosto e será realizado na conta ou na chave Pix do CPF informada na declaração. Para os contribuintes que não estiverem na lista, será necessário acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e solicitar o extrato da declaração. Se houver alguma pendência, é possível enviar uma declaração retificadora e aguardar os próximos lotes da malha fina.

Caso a restituição não seja depositada na conta informada, como no caso de conta desativada, o valor ficará disponível para resgate no Banco do Brasil por até um ano. Nesse caso, o contribuinte poderá agendar o crédito em qualquer conta bancária em seu nome por meio do Portal BB ou entrando em contato com a Central de Relacionamento do banco.

Se após um ano o valor da restituição não for resgatado, o contribuinte deverá requerê-lo no Portal e-CAC. Acessando o menu “Declarações e Demonstrativos” e clicando em “Meu Imposto de Renda”, será possível solicitar a restituição não resgatada na rede bancária.

Com todas essas informações, os contribuintes já podem verificar se estão na lista do quarto lote de restituição do Imposto de Renda e se preparar para o recebimento no final de agosto.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo