Doutor em Educação e professor da UFPE destaca importância do programa Mais Professores para a valorização da carreira docente.



Em Abreu e Lima, cidade situada em Pernambuco, o menino Thiago Santos encontrou na casa da tia Sandra muito mais do que um local acolhedor. Ela era a única da família com emprego fixo, o que significava, para Thiago, acesso a um luxo quase inimaginável em sua realidade: um banheiro. O contraste entre a vida na favela de Frei Damião, onde morava, e a casa da tia era gritante. Sandra, que havia cursado magistério e se tornou professora, era um exemplo de dignidade para o menino.

Essa experiência marcante foi o ponto de partida para o sonho de Thiago se tornar realidade. Aos 31 anos, doutor em educação e professor na Universidade Federal de Pernambuco, ele agora se dedica a formar novos professores e pesquisar políticas públicas na área da educação. No entanto, apesar de seu entusiasmo pela profissão, Thiago lamenta a desvalorização que muitos estudantes e profissionais enfrentam no ambiente educacional.

Nesse contexto, o programa Mais Professores, anunciado recentemente pelo governo federal, surge como uma luz no fim do túnel. Thiago acredita que essa iniciativa pode resgatar as esperanças dos profissionais da educação e dos alunos, incentivando uma maior valorização da carreira docente. Ele destaca que a formação de novos professores deve ser acompanhada de uma constante reflexão sobre o valor dessa profissão e o impacto que ela tem na sociedade.

O programa Mais Professores propõe medidas como a seleção para ingresso na docência, a atratividade para as licenciaturas, o aperfeiçoamento da formação dos professores e a valorização da carreira. O pesquisador, contudo, ressalta que ainda existem desafios a serem superados, como a falta de valorização salarial, a precarização da profissão docente em alguns municípios e as disparidades de investimento na educação brasileira em relação a outros países.

Thiago Santos, que superou as dificuldades e viu na educação um caminho para transformar sua realidade, agora busca inspirar outros a despertarem o mesmo amor pela profissão. Para ele, a experiência de sua mãe, uma empregada doméstica que retornou à escola após seu incentivo, mostra que a educação pode ser uma poderosa ferramenta de mudança na vida das pessoas. Com seu trabalho na universidade e sua história de superação, Thiago representa a esperança de um futuro melhor para a educação no Brasil.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo