Donald Trump condenado por fraude contábil em caso envolvendo Stormy Daniels: primeira condenação criminal de um ex-presidente dos EUA.

O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, foi condenado nesta quinta-feira em Nova York em todas as 34 acusações de fraude contábil que enfrentava. A decisão do júri popular veio após um processo que durou cerca de 12 horas e culminou em Trump se tornando o primeiro ex-ocupante da Casa Branca a ser condenado criminalmente.

As acusações contra Trump se referiam ao suposto pagamento de suborno à ex-atriz pornô Stormy Daniels para ocultar um romance dos dois no passado. Os jurados concordaram com a versão da Promotoria de que o magnata teria comprado o silêncio de Daniels para evitar que o escândalo prejudicasse sua imagem durante a campanha presidencial de 2016, da qual saiu vitorioso.

A partir de agora, o juiz Juan Merchan emitirá sua sentença com base no veredito dos jurados, o que pode levar meses. Ele tem a opção de determinar o cumprimento da pena na prisão ou em liberdade condicional, o que significaria que Trump teria que se apresentar regularmente ao Departamento de Liberdade Condicional de Nova York.

É importante ressaltar que nos Estados Unidos não existe uma legislação equiparável à Lei da Ficha Limpa brasileira, que impede a participação de candidatos condenados na Justiça. Isso significa que Trump ainda poderia concorrer a cargos públicos mesmo após a condenação.

Com o calendário eleitoral em andamento e mais processos na esfera criminal pela frente, Trump também poderá recorrer da condenação. Uma pesquisa divulgada pela Bloomberg News/Morning Consult mostrou que mais da metade dos eleitores dos chamados estados-pêndulo não votariam em Trump se ele fosse condenado por um crime.

Apesar de ter liderado as primárias do partido Republicano, Trump recentemente apareceu atrás do atual presidente, Joe Biden, em algumas pesquisas de intenção de voto. O desfecho do caso e as futuras decisões do juiz Merchan certamente terão impacto nas eleições e no cenário político dos Estados Unidos.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo