Durante sua apresentação, Rodrigues afirmou que a atribuição indiscriminada de crime organizado a qualquer incidente criminal pode prejudicar a eficácia das operações de combate. “É fundamental separar o que é relevante para o enfrentamento desse fenômeno. Assim, evitamos distorções e a promoção de indivíduos e casos que não representam o verdadeiro arsenal do crime organizado”, disse ele, sublinhando que este tipo de percepção pode gerar um apelo midiático que desvia a atenção dos interesses públicos.
Na mesma ocasião, o diretor-geral mencionou a operação Compliance Zero, que resultou na prisão de Daniel Vorcaro do Banco Master, acusado de fraudes ligadas à emissão de títulos de crédito falsos. Rodrigues revelou que as investigações apuram um montante estimado em R$ 12 bilhões, reforçando a urgência de uma ação focada e direcionada para lidar com a gravidade do crime. “Precisamos trazer clareza e objetividade ao nosso trabalho para que possamos enfrentar esses desafios de forma efetiva”, concluiu.
A CPI também se debruçou sobre o Projeto de Lei Antifacção, cuja votação estava programada para o mesmo dia. A proposta gerou controvérsias, inclusive internas no âmbito da PF, que expressou preocupação em nota. A instituição alertou que as modificações propostas no Parlamento comprometeriam o trabalho da PF e poderiam enfraquecer as ações contra o crime organizado. Um dos pontos mais críticos é a necessidade de aprovacao dos governadores para que a PF realize operações, o que, segundo a corporação, representaria um obstáculo ao combate eficiente ao crime.
Rodrigues não esteve sozinho; o diretor de inteligência policial da PF, Leandro Almada, também foi convocado, mas não compareceu à reunião. O presidente da CPI, senador Fabiano Contarato, anunciou que irá reiterar o convite. Os diretores foram chamados pela Comissão assim que a CPI foi instalada, juntamente com outras autoridades, como o ministro da Justiça e governadores de diversos estados, numa tentativa de aprofundar as discussões sobre o enfrentamento do crime organizado no Brasil.









