DIREITOS HUMANOS – Sociedade precisa assimilar princípios democráticos para garantir a manutenção da democracia, alerta pesquisador Serge Katembera em evento em São Paulo.

A importância dos princípios democráticos na sociedade é destacada pelo pesquisador Serge Katembera, durante sua participação na atividade formativa “Cultivar Direitos: saberes e práticas para temas emergentes”, realizada na sede da ONG Ação Educativa, em São Paulo. Segundo ele, a assimilação desses princípios pode ser mais relevante do que a consolidação de uma democracia institucionalizada.

O evento teve início na terça-feira (25) e conta com a presença de representantes do Ministério da Justiça e dos Direitos Humanos de Angola. O objetivo do encontro é promover o compartilhamento de experiências e referências entre países africanos e o Brasil, abordando temas como mudanças climáticas, igualdade de gênero e tecnologia.

Katembera, franco-congolês com trajetória acadêmica no Brasil, destaca a existência de grupos antidemocráticos que podem ameaçar a manutenção de um regime democrático em um país. Para ele, a democracia não pode ser vista como um interesse da sociedade civil como um todo, pois há armadilhas que podem comprometer sua consolidação. Ele menciona uma regressão na democratização da sociedade e relata experiências pessoais de enfrentamento de situações suspeitas em países como República Democrática do Congo e Senegal.

O pesquisador enfatiza a importância de monitorar os indicadores de direitos humanos em nível global, citando a Human Rights Measurement Initiative como uma ferramenta essencial para acompanhar a evolução desses direitos em diversos países. Ele alerta para o desafio de enfrentar retrocessos quanto à democracia, não apenas no Brasil, mas também em outras partes do mundo, como nos Estados Unidos.

Durante as rodas de conversa do evento em São Paulo, Katembera compartilha suas análises e reflexões sobre a democratização da sociedade, destacando a necessidade de fortalecer os princípios democráticos e combater forças antidemocráticas que podem minar a estabilidade política de um país. A troca de experiências entre especialistas e representantes de diferentes países visa promover o diálogo e a cooperação em temas relevantes para o desenvolvimento social e político.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo