DIREITOS HUMANOS – Ministra dos Povos Indígenas destaca importância da preservação ambiental em pronunciamento nacional de rádio e televisão

A ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, fez um pronunciamento em cadeia nacional de rádio e televisão nesta quinta-feira (18), ressaltando a importância das populações tradicionais na preservação do meio ambiente e na riqueza cultural do país. Durante quase cinco minutos, a ministra destacou que os territórios indígenas preservam 80% da biodiversidade do planeta e possuem a menor taxa de desmatamento, contribuindo assim para a proteção ambiental e para a mitigação da crise climática.

Guajajara também aproveitou o espaço para celebrar o Dia dos Povos Indígenas, que é comemorado em 19 de abril, e enfatizou a diversidade cultural dos 305 povos indígenas que habitam o Brasil. Ela ressaltou a presença dos indígenas em diversos setores da sociedade, como médicos, educadores, advogados, cientistas sociais, prefeitos, vereadores e deputados, que estão distribuídos em diferentes biomas do país.

Além disso, a ministra mencionou as ações do governo federal para combater crises como a enfrentada pelo povo yanomami, em Roraima, e para combater atividades criminosas em terras indígenas. Guajajara também destacou a criação de uma pasta exclusiva para os povos indígenas no governo, bem como a presença de indígenas em postos-chave de órgãos como a Funai e a Sesai.

Outro ponto abordado foi a participação dos indígenas na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de Belém, em 2025, que terá uma forte representação indígena. A ministra também ressaltou a retomada da política de demarcação de terras indígenas, que estava paralisada no governo anterior.

Na v véspera do Dia dos Povos Indígenas, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou da reunião de reabertura do Conselho Nacional de Política Indigenista e assinou um decreto de demarcação de duas terras indígenas, reforçando o compromisso do governo com a proteção e reconhecimento dos povos indígenas do Brasil.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo