DIREITOS HUMANOS – Campanha do Ministério da Justiça alerta: não é preciso esperar 24h para registrar desaparecimento de crianças, saiba o que fazer


Uma nova campanha lançada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública está focada em alertar a população sobre a importância de não esperar 24 horas para registrar o desaparecimento de uma criança. Com o nome “Não Espere 24h”, a iniciativa foi lançada em comemoração ao Dia Internacional das Crianças Desaparecidas, que acontece no próximo sábado (25).

A recomendação do ministério é que a polícia seja notificada o mais rápido possível em caso de desaparecimento, pois quanto antes a informação é comunicada, maior a chance de localizar a criança desaparecida. De acordo com dados da Política Nacional de Busca de Pessoas Desaparecidas do MJSP, cerca de 20 mil pessoas com até 17 anos desaparecem anualmente no Brasil, sendo que aproximadamente 12 mil delas são encontradas.

Leandro Arbogast, coordenador-geral de Políticas de Prevenção à Violência e à Criminalidade da Diretoria do Sistema Único de Segurança Pública (Dsusp/Senasp), ressalta a importância da campanha para expor a realidade das famílias que vivem na incerteza de não saber o paradeiro de seus entes queridos. Além disso, a iniciativa fornece informações relevantes para a prevenção de novos casos e orientações sobre as medidas a serem tomadas em caso de desaparecimento.

Arbogast também alerta sobre a importância de informar às autoridades quando a criança ou adolescente desaparecido é encontrado, para que a pessoa deixe de constar nos registros como desaparecida. Quando uma criança some, é fundamental registrar um boletim de ocorrência na Polícia Civil ou ligar para o número de emergência 190 imediatamente. Informações como fotografia atualizada da pessoa desaparecida, características físicas, roupas utilizadas, contexto do desaparecimento e dados de redes sociais são fundamentais para auxiliar na busca.

Após o registro do boletim de ocorrência, a polícia orienta os passos seguintes para a busca da criança desaparecida. A campanha “Não Espere 24h” tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância de agir rapidamente em casos de desaparecimento, visando aumentar as chances de encontrar a pessoa desaparecida e proporcionar tranquilidade às famílias que enfrentam essa situação angustiante.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!



Botão Voltar ao topo