DIGITALIZAÇÃO! Alagoas anuncia ampliação de serviços públicos digitais com apoio do BID, prometendo melhoria significativa até 2025.



O Governo de Alagoas está se preparando para dar mais um salto significativo na modernização dos seus serviços públicos com o lançamento de mais 20 serviços em formato digital até 2025. Este avanço é parte do Programa Alagoas Mais Digital, uma iniciativa que visa aprimorar a experiência dos cidadãos do estado na interação com serviços públicos, buscando mais eficiência e agilidade. A iniciativa foi discutida em uma reunião na última sexta-feira (29), que contou com a participação do governador Paulo Dantas e de representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

O governador destacou a importância do programa, ressaltando que ele está alinhado com o progresso econômico e social vivenciado por Alagoas. Ele reafirmou o compromisso do governo estadual em fornecer suporte total para que a digitalização dos serviços públicos se concretize. A ideia é facilitar o acesso dos cidadãos a esses serviços, expandindo as opções disponíveis nas plataformas digitais do estado.

Entre os participantes da reunião estavam Paula Acosta, chefe da Divisão de Modernização do Estado do BID, e Mariano Fuente, especialista em Modernização do Estado, que destacaram a relevância do Alagoas Mais Digital para aprimorar o atendimento ao público. Ambos expressaram satisfação com o apoio recebido do governo do estado na execução do programa.

A previsão é que, até fevereiro de 2025, a plataforma já disponibilize mais 20 serviços adicionais aos cidadãos. Segundo Elesjandely Marques, secretária interina de Planejamento, Gestão e Patrimônio, o planejamento inclui não apenas a adição de novos serviços, mas também a capacitação de servidores em tecnologias digitais, melhorias na área educacional, e a implementação de estratégias avançadas de cibersegurança.

O programa não só melhora a disponibilidade dos serviços, como também representa um investimento substancial na transformação digital do estado, com recursos previstos na ordem de 25 milhões de dólares, financiados em parte pelo BID e complementados pelo Tesouro Estadual.

O acordo com o BID, estabelecido para durar até 2028, tem o objetivo de alcançar altos índices de satisfação entre os cidadãos usuários dos serviços públicos e de promover uma economia significativa, estimada em 35,5 milhões de reais. Estima-se que 69% da população alagoana estejam satisfeitos com os serviços digitais até o final do projeto.

Neste contexto, as secretarias de Estado de Planejamento, Gestão e Patrimônio, Saúde, Educação, e o Instituto de Ciência e Tecnologia desempenham papéis essenciais na liderança dessa transformação digital. O programa é visto como uma ferramenta vital para consolidar a eficiência administrativa e aumentar o bem-estar dos alagoanos.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!



Botão Voltar ao topo