Dia do Gari é celebrado em Maceió com homenagem aos profissionais essenciais da limpeza urbana na capital alagoana.

Nesta quinta-feira (16), comemoramos o Dia do Gari, uma data que não passa desapercebida para aqueles que dedicam suas vidas ao fundamental serviço de limpeza urbana. Os garis e margaridas são verdadeiros heróis invisíveis que, por trás de suas vassouras e caminhões de coleta, garantem o bem-estar e a saúde da população.

Um exemplo desse trabalho incansável é Alan Barros Chaves, mais conhecido como o “gari cantor”, que atua na limpeza da orla da capital há 10 anos. Alan não se limita a varrer as ruas e recolher o lixo, mas também surpreende a todos com seu talento musical. Entre uma tarefa e outra, ele dedilha músicas conhecidas pelo país, trazendo alegria e descontração ao ambiente de trabalho e àqueles que estão ao seu redor.

Em entrevista, Alan compartilha sua felicidade em trabalhar com o que ama: “Trabalho feliz, graças a Deus. E para os meus colegas, quando estão junto de mim, um pouquinho tristes, eu começo a cantar músicas antigas, músicas novas, forró e outras. Assim, eles se distraem e ficam felizes comigo também. E assim a gente vai passando os dias com fé em Deus”.

O reconhecimento pelo seu trabalho e amor à profissão já rendeu a Alan uma certa fama entre os turistas e moradores locais. Com vídeos nas redes sociais e aparições na televisão, ele se tornou um símbolo de inspiração para muitos. Alan reforça a importância do trabalho dos garis para o bom funcionamento da cidade e pede que os cidadãos valorizem e respeitem esses profissionais tão dedicados.

Na Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (ALURB), mais de 1000 garis trabalham incansavelmente para manter Maceió limpa e bonita. O diretor-presidente do órgão, Moacir Teófilo, destaca que o Dia do Gari vai além de uma simples homenagem, é uma data para conscientização sobre a importância de respeitar e valorizar o trabalho desses profissionais.

Em meio a tantos desafios e adversidades, a dedicação dos garis e margaridas é um exemplo de comprometimento e amor à profissão. A limpeza urbana não é apenas responsabilidade do poder público, mas de toda a sociedade, e é fundamental que cada cidadão contribua para manter sua cidade limpa e agradável para todos.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo