
Produtores, técnicos, gestores e estudantes do curso de Zootecnia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) participaram, nesta quinta-feira (8), em Junqueiro, do Dia de Campo sobre Piscicultura, evento promovido numa parceira entre a Piscicultura DuBosque, Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri e Sebrae.
Palestras sobre ‘Manejo Nutricional’, pelo professor da Ufal, Elton Lima; ‘Principais Espécies da Piscicultura’, pelo técnico da Seagri, Leoncio Gusmão; e ‘Manejo Aplicado na Piscicultura Du Bosque’, pelo técnico do Sebrae, Henrique Soares, fizeram parte da a primeira etapa de atividades.
Para o secretário de Estado da Agricultura, Antônio Santiago, a piscicultura é uma atividade muito importante, e Alagoas tem um grande potencial. ” Um evento como esse estimula a cadeia produtiva. É uma boa oportunidade para produtores e estudantes, porque são repassadas informações sobre manejo, espécies, produção e incentivo à comercialização”, assegura Santiago.
Henrique Soares, diretor da empresa DuBosque e coordenador do evento, explica que o Dia de Campo teve dois objetivos: formar mão de obra especializada e estimular o produtor na diversificação de sua atividade em Alagoas. “Também mostramos como produzir espécies que têm grande valor agregado”.
Jailson da Silva, produtor há 10 anos, reconhece que o Dia de Campo sobre piscicultura é um momento importante pela troca de experiências e de novas técnicas de produção. “Toda boa informação é bem-vinda e vai ajudar na minha produção”, disse.
Estudante do primeiro ano do curso de Zootecnia da Ufal, Elvira Dantas destaca que o Dia de Campo mostra uma realidade diferente da sala de aula e é mais interativo. “Muito interessante; a gente conhece novas espécies e metodologias, o que vai contribuir com minha formação profissional”.
Luciano Barros, superintendente de Aquicultura da Seagri, fez uma apresentação sobre as ações que estão sendo desenvolvidas nas estações de piscicultura e que fomentam a atividade junto aos agricultores familiares de Alagoas. Após as palestras, houve aulas práticas e visitação aos tanques de piscicultura.
Ascom – 08/03/2018









