Dia D de Mobilização Nacional contra a Dengue acontece neste sábado em todo o Brasil em ação inédita de combate.



No próximo sábado, dia 13 de dezembro, uma mobilização nacional acontecerá em todo o Brasil para combater a dengue. Agentes comunitários uniformizados visitarão as famílias para ajudar a conter o Aedes aegypti, mosquito transmissor não apenas da dengue, mas também da zika e chikungunya.

O Ministério da Saúde destaca a importância de eliminar os focos de água parada, que propiciam a reprodução do inseto. Medidas como virar garrafas e recipientes de cabeça para baixo, tampar caixas d’água, tambores e cisternas, além de cuidar dos vasos e pratinhos de plantas são essenciais. Manter o quintal limpo, evitar acúmulo de água em pneus e fazer o descarte correto do lixo também são ações indispensáveis.

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, ressalta que 75% dos focos estão nas residências, tornando importante a participação ativa da população nesse combate. Além disso, ela destaca a importância da atuação dos estados, do Distrito Federal e das prefeituras nesse Dia D de mobilização.

Outras medidas preventivas incluem o uso de telas em portas e janelas, repelentes de mosquitos e o uso de roupas que cubram todo o corpo para evitar as picadas. Caso haja suspeita de dengue, a orientação é buscar atendimento médico.

Este ano, o Brasil já registrou mais de 6,6 milhões de casos prováveis de dengue, um aumento significativo em relação ao ano anterior. Os recursos para o controle da doença aumentaram em 50%, alcançando R$ 1,5 bilhão. Além disso, o país vem adotando medidas como o controle biológico, vacinação, testagem e distribuição de inseticidas.

Diante desse cenário preocupante, a população é convocada a se unir nesse esforço coletivo de combate à dengue. A participação ativa de todos é fundamental para reduzir a incidência da doença e proteger a saúde pública.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo