Dezenas de pessoas buscam certidão de nascimento durante a 2° Semana Nacional do Registro Civil em Alagoas.


Na última segunda-feira (13), a Escola Municipal Paulo Henrique Costa Bandeira, localizada no bairro Benedito Bentes, foi palco de um evento de extrema importância para dezenas de pessoas que estiveram presentes em busca da primeira ou segunda via da certidão de nascimento e outros documentos essenciais. Tratava-se da 2° Semana Nacional do Registro Civil, intitulada Registre-se!, criada pela Corregedoria Nacional de Justiça com o intuito de combater o sub-registro civil e garantir o acesso à documentação básica para indivíduos em situação de vulnerabilidade.

O evento, que faz parte de uma ação nacional, teve como objetivo principal atender pessoas em situação de rua, populações indígenas, adolescentes do Sistema Socioeducativo e pré-egressos do Sistema Prisional. O presidente da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais de Alagoas (Arpen-AL), Wagner Falcão, ressaltou a importância da iniciativa ao afirmar que a certidão de nascimento é fundamental para que um cidadão tenha acesso a seus direitos básicos, como programas sociais, matrícula em escolas e serviços de saúde.

Durante o evento, a jovem Taise da Silva, de 27 anos, compareceu à escola em busca da segunda via de sua certidão de nascimento, pois está se preparando para o casamento civil e necessitava do documento. Segundo ela, seu noivo compareceria no dia seguinte por conta do horário de trabalho. Para o Corregedor-Geral da Justiça de Alagoas, Des. Domingos Neto, a campanha Registre-se! tem como objetivo resgatar a dignidade dos cidadãos através da identificação civil.

O juiz Anderson Passos, auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça de Alagoas, destacou a importância da campanha em alcançar públicos diversos, principalmente aqueles que nunca obtiveram registros civis. Segundo ele, ainda existem muitas pessoas que não foram registradas e muitas outras que, apesar de terem sido registradas, perderam seus documentos de alguma forma. A ação continuará na cidade de Maceió até a próxima terça-feira (14) e seguirá para Palmeira dos Índios nos dias 16 e 17.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!



Botão Voltar ao topo