Uma das estratégias adotadas pelo programa foi a capacitação dos professores, que resultou em um aumento das ações educativas de trânsito dentro das escolas durante a Semana Nacional de Trânsito. Diversas atividades foram realizadas, como interações com os alunos fantasiados de semáforo, pintura de faixas de pedestres, criação de músicas com a temática e desfiles com placas de trânsito. Essas ações contribuíram para fortalecer e ampliar as atividades do setor de Educação para o Trânsito e Formação de Condutores (Edutran) do Detran.
Um exemplo prático do impacto do programa foi a visita dos alunos da escola Lourenço de Almeida, em Arapiraca, à ciclovia do município. Os estudantes, moradores da zona rural, tiveram a oportunidade de vivenciar na prática a segurança no trânsito, aprendendo sobre o uso seguro da bicicleta e as regras de trânsito.
Além do Detran na Escola, o Detran Alagoas também implementou o projeto “Multiplicadores da Educação para o Trânsito”, em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Mais de 500 estudantes universitários foram capacitados para disseminar conhecimentos sobre segurança viária em suas comunidades, por meio de palestras e atividades educativas.
A superintendente de Educação para o Trânsito e Formação de Condutores do Detran, Sonály Bastos, ressaltou a importância do programa, destacando que a educação é o caminho para promover uma mudança positiva no trânsito. A meta é atingir um número cada vez maior de escolas, preparando as futuras gerações para um trânsito mais seguro e consciente.