As inscrições, que encerrariam no dia 31 de agosto, foram prorrogadas até o dia 14 de setembro, segundo a coordenação do evento. Para participar, basta se inscrever na atividade específica de interesse ou submeter os trabalhos nas categorias disponíveis por meio do link: [https://evento.ufal.br/sinpete-2023/inscricao](https://evento.ufal.br/sinpete-2023/inscricao).
A semana contará com atividades científicas, tecnológicas e educacionais direcionadas para professores e alunos da Educação Básica. Os interessados podem se inscrever em quatro modalidades: Concurso de Ideias Inovadoras, Submissão de Atividades (palestras, minicursos, oficinas, mesas, manifestações culturais e lançamento de livros), Submissão de Comunicações Orais e Pôsteres e Inscrição de Escolas para Visitação em Grupo.
O projeto é interdisciplinar e busca promover a divulgação da ciência, tecnologia e inovação por meio de diversos formatos, como concursos, maratonas, oficinas, palestras, seminários, manifestações culturais, exposições e mentorias.
A coordenadora-geral do Sinpete, Vera Pontes, ressalta que o evento é único e visa alcançar professores e estudantes dos ensinos Fundamental, Médio e Superior de Alagoas. A proposta é estimular o debate, a iniciação científica e a popularização da ciência, tecnologia e inovação na educação básica, com foco na formação de professores.
As inscrições para o Concurso de Ideias Inovadoras são destinadas a estudantes e professores da rede pública municipal de ensino, do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental, por exemplo. A ideia inovadora vencedora poderá resultar na publicação de um livro, como ocorreu na última edição do evento, com a Coleção Ciência na Escola para o Desenvolvimento Sustentável.
Outras categorias como Submissão de Comunicações Orais e Pôsteres estão abertas para futuros professores, estudantes em atividade de estágio e professores das escolas, visando a socialização de cases inovadores.
A Semana Sinpete também oportuniza a submissão de atividades, como minicursos, palestras, oficinas e mesas, direcionadas para professores da Educação Básica, em parceria com servidores das instituições parceiras, como Ufal, Ifal, Uncisal, Uneal e Seduc-AL.
Durante a inscrição, os participantes devem indicar uma das cidades-polo do evento: Maceió, Arapiraca, Palmeira dos Índios, Delmiro Gouveia ou Maragogi.
A ação é uma iniciativa da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), em parceria com o Instituto Federal de Alagoas (Ifal), a Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), a Secretaria de Estado da Educação de Alagoas (Seduc-AL), com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) e da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti).