Deputada propõe inclusão do livro “Ainda Estou Aqui” no PNLD para debates interdisciplinares em salas de aula públicas.

A deputada federal pelo estado de São Paulo, Luciene Cavalcante, do partido PSol, protocolou um pedido no Ministério da Educação na última quarta-feira (8/1) para incluir o livro “Ainda Estou Aqui”, escrito por Marcelo Rubens Paiva, no Programa Nacional do Livro Didático Literário (PNLD). Este programa determina quais livros serão adquiridos e distribuídos de forma gratuita nas redes públicas de ensino em todo o Brasil.

A deputada argumenta que a obra de Rubens Paiva pode gerar debates interdisciplinares entre literatura, sociologia e história, estimulando a discussão de temas como direitos humanos, cidadania e história entre os alunos. Segundo o requerimento da deputada, o livro apresenta uma narrativa sensível e profundamente humana, abordando questões como memória, família, superação e os desafios enfrentados por pessoas com deficiência.

“Ainda Estou Aqui” se destacou após o sucesso de sua adaptação cinematográfica dirigida por Walter Salles, que foi indicada ao Globo de Ouro. O longa-metragem foi elogiado e Fernanda Torres, atriz principal, levou o prêmio de melhor atriz de drama, sendo a primeira brasileira a conquistar essa categoria.

A obra, que narra a história de Eunice Paiva, mãe do autor, e aborda o assassinato de seu marido, o ex-deputado federal Rubens Paiva, durante o regime militar brasileiro, promete gerar discussões relevantes e promover reflexões sobre a história recente do país. O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, do PT, também demonstrou interesse em adotar o livro nas escolas públicas do estado, planejando inclusive a exibição do filme inspirado na obra em teatros e cinemas escolares.

Com debates em diferentes esferas do poder público, a inclusão de “Ainda Estou Aqui” no PNLD pode representar um importante passo na promoção da leitura e reflexão sobre temas cruciais para a sociedade brasileira. A iniciativa da deputada Luciene Cavalcante destaca a relevância dos livros e da arte como ferramentas de transformação e conscientização dentro do ambiente educacional.

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