A obra revela uma perspectiva sem romantismos do cangaceiro, por meio de uma pesquisa profunda de estudos nacionais e internacionais sobre Lampião. Com base em análises minuciosas e documentadas, Pavinatto expõe as ações de Lampião e sua quadrilha, demonstrando a amplitude das atrocidades cometidas, desde roubos a estupros, assassinatos e extorsões.
Além disso, o autor contextualiza as relações de Virgulino com as forças políticas da época, mostrando como ele foi instrumentalizado e manipulado para atender a agendas diversas. Pavinatto também sustenta a tese de que o altruísmo de “da Silva” é uma Fake News criada e difundida, a partir da década de 1920, pelo comunismo brasileiro, para fomentar a revolução social.
“Da Silva: A Grande Fake News da Esquerda” também discute a transformação de Lampião em uma figura homenageada, laureada inclusive em eventos grandiosos como o Carnaval carioca. O autor rebate essa reverência, lançando luz sobre a distorção histórica que coloca um indivíduo associado a crimes brutais no centro de celebrações populares.
O livro desafia o leitor a se confrontar com a verdadeira face de um personagem que se tornou um mito, mostrando como a narrativa do heroísmo pode ser distorcida em nome de interesses políticos. O título foi lançado com grande sucesso, atraindo milhares de admiradores do autor e registrando a venda de mais de mil exemplares em uma noite de autógrafos. Além disso, conquistou posição de destaque entre os mais vendidos na plataforma Amazon em sua semana de lançamento.
A obra levanta questionamentos importantes sobre a construção da memória histórica e incita a busca por uma compreensão mais profunda dos eventos e personagens que moldam o Brasil, desafiando as narrativas hegemônicas. “Da Silva: A Grande Fake News da Esquerda” está disponível para compra através da Almedina Brasil e da Amazon.
O autor, Tiago Pavinatto, é graduado, pós-graduado, Mestre e Doutor pela Faculdade de Direito da USP do Largo São Francisco, onde prepara sua Livre-Docência. Além de professor e advogado, Pavinatto é um filósofo conservador heterodoxo e polêmico pensador político, autor de vários títulos publicados pelo Grupo Almedina. Ele também se tornou uma das maiores audiências da televisão brasileira como apresentador do talk show diário sobre política “Linha de Frente” e integrante do elenco fixo de comentaristas de outro programa diário de grande sucesso, “Os Pingos Nos Is”, ambos transmitidos pela Jovem Pan News.