A cerimônia dos 25 anos do curso de Farmácia foi considerada um marco na trajetória do Instituto de Ciências Farmacêuticas (ICF) e um momento de grande confraternização entre as várias gerações que fizeram e fazem parte da história do curso. Além dos representantes da gestão central da Ufal, diversos convidados também participaram do evento.
Durante os cumprimentos, foram feitos agradecimentos e reconhecimento à luta travada pela comunidade de Farmácia, com o apoio das gestões da Ufal e de outras parcerias, que contribuíram para a evolução e qualificação do curso nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. Foi destacado o fato de que, atualmente, o curso conta com dois mestrados e teve seu primeiro doutorado aprovado, que iniciará a primeira turma em 2024.
Um dos destaques da cerimônia foi a Farmácia Universitária, que está prestes a ser entregue e representa um sonho dos profissionais do ICF há mais de duas décadas. A Farmácia, que está localizada no Campus A.C. Simões, potencializará as ações nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, além de qualificar ainda mais os recursos humanos da Ufal.
Durante o evento, também foi feito um reconhecimento à luta da professora e farmacêutica Maria Eliane de Melo da Cruz, primeira coordenadora do curso. O ICF prestou uma homenagem póstuma à docente, destacando sua contribuição para a oferta da graduação em Farmácia e seu trabalho acadêmico e científico.
O diretor do ICF, professor Irinaldo Diniz, fez uma breve retrospectiva histórica sobre os obstáculos vencidos ao longo dos 25 anos do curso. Ele agradeceu aos reitores honorários Ana Dayse Rezende Dorea e Eurico Lobo pela parceria e luta em conjunto para otimizar e estruturar o curso.
Durante a cerimônia, também foram realizadas palestras que trataram da importância do curso de Farmácia, seus avanços e desafios. Foram abordados temas como a fundação do curso na Ufal e sua história ao longo dos últimos 25 anos. Para encerrar, o professor Roberto Boff, da Universidade do Sul de Santa Catarina, falou sobre a evolução do currículo da Farmácia diante dos desafios da quarta Revolução Industrial.
Além das homenagens e palestras, a cerimônia contou com uma mesa de honra composta pelo reitor Josealdo Tonholo, pelos reitores honorários Ana Dayse Dorea e Eurico Lobo, pelo pró-reitor de Graduação Amauri Barros, pelo diretor do ICF Irinaldo Diniz, pela estudante Jaciane Celestino da Silva, presidente do Centro Acadêmico de Farmácia, pelo servidor técnico-administrativo Franklin Emanuel Gomes dos Santos, pelo coordenador do curso Valter Alvino, pela coordenadora de Extensão e Cultura Aline Fidélis Moura, pela coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas Camila Dornelas, pelo vice-coordenador do Programa Multicêntrico na Área de Bioquímica e Biologia Molecular Ênio José Bassi e pela professora Maria das Graças Leopardi.
No encerramento da solenidade, foram enaltecidos o empenho da Ufal na consolidação do curso de Farmácia e a formação qualificada dos farmacêuticos. O reitor Josealdo Tonholo destacou a importância da Farmácia Universitária e parabenizou o ICF pela formação dos melhores profissionais da área no estado.
Em suma, a cerimônia do jubileu de prata do curso de Farmácia da Ufal foi um momento de reconhecimento, confraternização e celebração dos 25 anos do curso. Foram destacadas conquistas e avanços ao longo desse período, bem como os desafios enfrentados e a luta de todos os envolvidos para consolidar a formação qualificada em Farmácia na instituição. A solenidade contou com homenagens, palestras e emocionantes discursos, reunindo representantes de diversas gerações e mostrando a importância do curso para a Ufal e para a sociedade alagoana.