A iniciativa, promovida pela Prefeitura Municipal de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Juventude, buscou trazer um tema importante para um evento que já faz parte do calendário cultural da cidade. A secretária municipal de Cultura, Lazer e Juventude, Marília Albuquerque, ressaltou a importância da ação e a união de esforços para conscientizar as mulheres sobre a violência: “Não podemos aceitar nenhum tipo de violência, seja ela sexual, física ou patrimonial”.
Além da conscientização, a população também teve acesso a informações sobre os serviços de combate à violência contra a mulher em Arapiraca, como o Centro de Referência e Atendimento à Mulher em Situação de Violência (CRAMSV), por meio da distribuição de panfletos.
Uma das participantes do evento, Dona Cida, que é frequentadora assídua do “Cultura na Praça”, parabenizou a iniciativa e destacou a importância do respeito na dança: “Quando a mulher tem o direito de escolher se quer ou não dançar com um homem, ele deve respeitar essa escolha”.
Além disso, a ação contou com a presença de alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do município, reforçando a importância de conscientizar também os jovens sobre esse tema tão importante.
O evento mostrou a importância de unir cultura e conscientização, levando temas relevantes para um público diversificado. A adesão da Patrulha Maria da Penha e a distribuição de panfletos sobre os serviços oferecidos para combater a violência contra a mulher em Arapiraca mostram que é possível utilizar eventos culturais para disseminar informações importantes e promover uma sociedade mais consciente e justa. Com iniciativas como essa, é possível promover ações efetivas de combate à violência, conscientizando a população e proporcionando apoio às mulheres em situação de vulnerabilidade.