O último grande desafio do Azulão está se aproximando, pois a equipe se prepara para o confronto contra o Lagarto, válido pela segunda fase do Campeonato Brasileiro da Série D. O duelo, marcado para este sábado, promete ser decisivo, especialmente considerando o recente empate em 1 a 1 na partida de ida. Caso a nova partida termine em igualdade, a decisão do classificado será definida através dos pênaltis, algo que tem gerado nervosismo e expectativa.
Nos últimos cinco anos, as cobranças de pênaltis do CSA ocorreram em várias competições, incluindo o Campeonato Alagoano, a Copa Alagoas, a Copa do Nordeste e a Copa do Brasil. Dentre as onze oportunidades em que a equipe se viu obrigada a buscar a vitória dessa forma, os bálsamos foram escassos: apenas três triunfos, dois deles ocorrendo recentemente em 2023, contra o América-RN e o Coruripe. O último êxito em uma final de estadual foi em 2021, quando o CSA superou o CRB. Desde então, a pressão se acumulou, e os resultados negativos foram se multiplicando.
Essa trajetória de insucessos se torna ainda mais relevante com a proximidade de mais um jogo que pode segui-los ao temido caminho das penalidades. O duelo contra o Lagarto, a ser realizado no Estádio Rei Pelé, em Maceió, representa uma chance crucial para reverter a sorte da equipe e obter a tão sonhada vitória. Os jogadores e torcedores almejam que, dessa vez, o resultado seja diferente, acabando com um tabu que já persiste há mais de três anos.
Caso o CSA consiga avançar, o próximo adversário será o vencedor do confronto entre Vitória-ES e Betim-MG, na busca pela ascensão na competição. É um momento decisivo para um dos clubes mais tradicionais do futebol alagoano, que espera reescrever sua história e construir um novo legado nas cobranças de pênaltis.





