
A Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas, em razão da preocupação com a saúde da advocacia e da sociedade, encaminhou um ofício para a Braskem, solicitando informações acerca das medidas de prevenção ao Coronavírus (Covid-19) na Central do Morador, instalada pela Braskem no Ginásio do Sesi. O documento foi encaminhado nessa quarta-feira (18).
De acordo com ofício, mesmo com a determinação do Governo de Alagoas, que dispõe de medidas emergenciais de saúde pública para o enfrentamento do Coronavírus, determinando a proibição da aglomeração de pessoas, os atendimentos presenciais e demais audiências continuam acontecendo normalmente na Central do Morador.
A Ordem também questiona a possibilidade de suspensão das referidas audiências ou a substituição por ferramentas de atendimento remoto ou virtual, até que a situação seja normalizada.
“Decerto, por mais que a situação dos moradores seja de urgência, a pandemia está declarada e a rapida disseminaçãzo do virus é assustadora. Desta forma, vem a OAB requerer informações acerca de quais medidas de prevenção que a Braskem tem adotado na Central do Morador bem como acerca do cumprimento do decreto emergencial da saúde”, cita o ofício.
Segue o posicionamento Central do Morado:
A Central do Morador adotou medidas para a segurança no atendimento às famílias do Pinheiro, Mutange, Bebedouro e Bom Parto, e assim prevenir contra a disseminação do coronavirus. Os ambientes de atendimento aos moradores foram reorganizados. A recepção foi dividida em dois espaços com capacidade máxima de 20 pessoas. Foram criados novos espaços de reunião para reduzir aglomerações, utilizando inclusive a área aberta do Ginásio do Sesi.
Todas as áreas tiveram aumento na frequência de limpeza; estações de trabalho, maçanetas, salas de reunião e telefones são higienizados constantemente. Displays de álcool em gel foram instalados nas principais áreas de passagem de pessoas. Nas salas de atendimento e de reuniões e nas vans também foram disponibilizados recipientes com álcool em gel para higienização pessoal. Foi definida ainda a priorização das reuniões de atendimento das famílias que estão nas áreas a serem desocupadas até 1º de abril e de outros casos críticos, com remarcação das demais reuniões.
Em paralelo a essas ações, foram desenvolvidas campanhas de comunicação orientando a respeito dos procedimentos para aumentar a segurança sanitária. Para as equipes que atuam na Central do Morador, foram criados protocolos de segurança como restrição de pessoas que estiveram em viagens de avião ou em eventos com grandes aglomerações nos últimos 7 dias e home office para as pessoas com quaisquer sintomas típicos de resfriado e gripe.
Entre as orientações aos moradores estão o comparecimento de apenas um representante do núcleo familiar e o pedido para que as pessoas com sintomas de resfriado evitem comparecer à Central do Morador para as reuniões. Adicionalmente, já está em operação o Plantão Itinerante, vans com técnicos sociais que farão o atendimento nos bairros. A Braskem segue atenta às recomendações das autoridades de saúde e tomará medidas adicionais de proteção na Central de Morador sempre que for necessário
Ascom OAB/AL