O delegado-geral Paulo Cerqueira, preocupado com a questão do desenvolvimento do trabalho dos integrantes da Polícia Civil de Alagoas, em função do coronavírus (Covid-19), encaminhou nesta quinta-feira (19) ofícios ao Ministério Público Estadual e para a Corregedoria Geral do Tribunal de Justiça no sentido do acolhimento de medidas que visem evitar a propagação da doença entre os servidores dos dois órgãos e da própria instituição policial.
No documento, o delegado-geral solicita ao corregedor-geral de Justiça e ao procurador-geral de Justiça que sejam suspensas ações como novas diligências, localização de testemunhas, de acusados e comparecimentos de delegados, agentes e escrivães da PC em audiências, e expedição de cartas-precatórias.
O pedido visa evitar a contaminação do Covid-19, em virtude do contato entre os servidores dos órgãos, acarretando, inclusive, na redução de contingente, o que dificultaria a ação dos integrantes das instituições.
O delegado-geral ainda esclareceu que tal pedido se baseia nas recomendações emitidas pelo Ministério da Saúde e Organização Mundial da Saúde (OMS), bem como em consonância das medidas adotadas pelo governador Renan Filho, por meio dos Decretos 69.501 e 69.502/2020 buscando reduzir as possibilidades de contágio.
Recentemente, a Delegacia Geral da Polícia Civil já havia tomado a iniciativa de orientar a população a priorizar a busca pelos serviços da instituição policial, por meio da Delegacia Interativa, no endereço: ‘www.delegaciainterativa.al.gov.br’, evitando a aglomeração nas delegacias físicas da PC, uma vez que nas unidades há uma grande circulação de pessoas, tanto população local como vindas de outras cidades.