Consultor do MEC realiza visita técnica à capital alagoana.

A Secretaria de Educação de Maceió recebeu, na última segunda-feira (21), a visita do consultor do Ministério da Educação, Cláudio Campos, para avaliar a implantação do Programa Brasil Alfabetizado. Essa avaliação está ocorrendo em diversos municípios e Maceió foi escolhida por ser a capital e apresentar um grande número de turmas.

O objetivo da visita é realizar entrevistas presenciais com alfabetizadores e alunos para identificar os desafios e dificuldades enfrentados na implementação do programa, buscando assim melhorias para que haja uma expansão da iniciativa a partir deste ano. O programa é de responsabilidade do governo federal.

Segundo o consultor Cláudio Campos, a avaliação tem como intuito buscar aprendizados e identificar pontos de dificuldades na implementação do programa para que possam ser aprimorados. Ele ressaltou que recebeu informações da coordenação da Educação de Jovens Adultos e Idosos e já consegue perceber resultados positivos.

De acordo com Campos, com o apoio dos técnicos e gestores de Maceió, será possível verificar melhorias na seleção dos alfabetizadores, formação de turmas, busca ativa e financiamento do Ministério da Educação para o custeio das atividades do programa.

O consultor Cláudio Campos explicou que a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, que faz parte do Ministério da Educação, propõe uma política pública nacional que complementa a Educação de Jovens e Adultos formal. A avaliação que está sendo realizada trará elementos para que o ministério aprimore essa política.

A proposta do Brasil Alfabetizado é justamente a de complementar a rede formal da Educação de Jovens e Adultos, possibilitando que todos os alunos tenham acesso à educação e, posteriormente, sejam inseridos na rede formal. Essa nova proposta será apresentada este ano pelo Ministério da Educação.

Para o coordenador da Educação de Jovens, Adultos e Idosos da Secretaria de Educação de Maceió, Ricardo Almeida, a visita do consultor foi satisfatória e pode contribuir para a melhoria da implementação do Programa Brasil Alfabetizado na cidade. Ele destacou o trabalho realizado pela rede pública municipal de ensino, que tem buscado resgatar e inserir os estudantes, promovendo o acesso à educação por meio do programa Escola Vá Até Você.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo