As provas objetivas estão marcadas para o dia 16 de fevereiro e serão realizadas em todas as capitais do país. Nos próximos dias, a banca organizadora deve divulgar os locais de prova para os candidatos.
A região Nordeste foi a que concentrou a maior parte dos inscritos, com 12.087 candidatos concorrendo às 159 vagas autorizadas. Em seguida, a região Sudeste teve 4.374 inscritos, seguida pela Região Norte com 2.828, Região Sul com 1.257 e Centro-Oeste com 1.493 inscrições.
Porém, a expectativa de autorização para mais 250 vagas, referentes ao cadastro reserva, pode mudar o cenário. Caso seja autorizado, o número de vagas por estado dobraria, reduzindo pela metade a concorrência.
Os estados com maior concorrência, considerando o cadastro reserva, são São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal, com 275, 249 e 157 candidatos por vaga, respectivamente. Já no Nordeste, as maiores concorrências são nos estados da Paraíba, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Bahia, com 66, 50 e 48 candidatos por vaga, respectivamente.
Na Região Norte, o destaque vai para o Pará, Amazonas, Amapá e Rondônia, com 31, 25 e 21 candidatos por vaga, respectivamente. A distribuição das vagas foi feita de acordo com a demanda e a necessidade de perícia médica em cada região.
Com a priorização da Região Nordeste, que recebeu o maior número de vagas iniciais, o concurso para perito médico federal promete ser concorrido e se mostra essencial para suprir a demanda por serviços médico-periciais em todo o país.