COMPETIÇÃO – Educação promove 1ª etapa do Concurso de Merendeiras de Maceió

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) vai promover a 1ª etapa do Concurso de Merendeiras, na próxima segunda-feira (5), das 8h às 12, no auditório da Uninassau, no Farol. A iniciativa é dirigida às 617 merendeiras da rede pública de ensino de Maceió.

A ação consiste na capacitação teórica sobre a legislação do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e aos temas referentes à agricultura familiar.

Segundo a nutricionista da Semed, Ana Beatriz Almeida, não é necessária a entrega de documentos para participar da capacitação, só basta comparecer ao local. A convocação acontece por meio dos supervisores das escolas, que informam às servidoras, via WhatsApp ou e-mails institucionais.

Além da capacitação teórica, também haverá a realização de atividades práticas. As merendeiras interessadas em se inscrever no concurso devem, obrigatoriamente, participar de alguma das etapas. A previsão é de que a abertura das inscrições aconteça em julho.

“Essa ação é de importância enorme, porque não é só um concurso, é também um espaço e uma oportunidade de aprendizado, de valorização dessas profissionais. Existe também a parte de formação, então é um momento de aprendizado, troca de ideias, adquirir conhecimentos. Isso abre portas maiores. A gente já teve casos de merendeiros que, após o concurso, se interessaram pela área e hoje estão se formando em gastronomia”, informou a nutricionista.

A ação será realizada pela formadora Ana Carla, do Sebrae. Além das merendeiras, também foram convidados o Conselho de Alimentação Escolar do Município, agricultores familiares e o setor de Nutrição da Semed. A formação prática vai acontecer no dia 27 de junho, à tarde, na creche Luiz Calheiros, no Ouro Preto, e no dia 28, pela manhã, na Escola Lenilton Alves, no Jacintinho.

Nas últimas edições, Maceió ficou no ranking das três melhores receitas. Em 2020, ganhou a competição e em 2021 ficou com o segundo melhor prato do estado. A competição é uma realização do Sebrae junto ao Senac, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o setor de Nutrição e Alimentação Escolar da Semed.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo