Comissão especial discute aumento de desastres naturais e impacto nos países mais pobres em reunião com ministro da Integração.

A comissão especial sobre prevenção e auxílio a desastres naturais terá um importante debate nesta terça-feira (12), com a presença do ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes. O pedido para a realização da audiência partiu do deputado Gilson Daniel (Podemos-ES), que ressaltou a relevância do tema diante do aumento dos desastres naturais em todo o mundo.

Segundo dados da Organização Meteorológica Mundial (OMM), as mudanças climáticas contribuíram para um considerável aumento nos desastres naturais nos últimos 50 anos, afetando de forma desproporcional os países mais pobres. Relatórios da Organização das Nações Unidas (ONU) apontam que, desde 2015, houve um expressivo aumento de 80% no número de pessoas afetadas por desastres naturais em todo o mundo. O impacto desses eventos é alarmante e merece atenção por parte das autoridades.

Um estudo elaborado pela Confederação Nacional dos Municípios brasileiros revelou que, entre 2013 e 2022, desastres naturais como tempestades, inundações, enxurradas e alagamentos atingiram 5.199 municípios brasileiros, o que representa a maioria dos municípios do país, que totaliza 5.570. Esses números evidenciam a necessidade de políticas e ações efetivas para prevenção e combate a esses eventos devastadores.

A pauta da reunião pode ser conferida através do link disponibilizado no site da Câmara dos Deputados, e a expectativa é que o debate traga importante contribuição para a formulação de políticas públicas mais eficientes no enfrentamento dos desastres naturais. A reunião está marcada para as 14h30, no plenário 3, e promete ser um espaço de reflexão e diálogo sobre um tema de extrema importância para a sociedade.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo