Comissão de Meio Ambiente realiza audiência pública para debater mortandade de peixes no rio Santo Antônio em Alagoas.

A Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, liderada pelo deputado Delegado Leonam (União Brasil), está organizando uma audiência pública que irá acontecer na próxima segunda-feira, dia 6 de dezembro, a partir das 14 horas. O objetivo do encontro é discutir a mortandade dos peixes no rio Santo Antônio, situado no município de Barra de Santo de Antônio.

Segundo Leonam, a audiência será realizada nas dependências do Parlamento e contará com a presença do representante do Instituto do Meio Ambiente do Estado, da Prefeitura da Barra de Santo Antônio, de pesquisadores da Universidade Federal de Alagoas e do Ministério Público Alagoano.

Os recentes acontecimentos, que foram amplamente divulgados pela imprensa, evidenciaram um grave desequilíbrio ambiental no local. Ficou claro que a ação humana é a principal responsável pelos danos causados, resultando na morte de centenas de peixes na Barra de Santo Antônio. Vale ressaltar que essa não é a primeira vez que o município do litoral norte de Alagoas enfrenta uma situação como essa. No ano passado, foram registradas a morte de pelo menos meia tonelada de peixes de cinco espécies diferentes em três quilômetros de praia na Ilha da Crôa.

Um levantamento realizado pela Universidade Federal de Alagoas constatou a presença de agrotóxicos no local, o que pode acarretar efeitos irreversíveis em todo o bioma da região. Diante disso, a Comissão de Meio Ambiente entende que a realização dessa audiência pública é um passo importante para debater e encontrar soluções para o problema.

Além de discutir as causas que levaram à mortandade dos peixes, a audiência servirá também para a elaboração de medidas que possam prevenir que situações como essas voltem a se repetir. A presença de representantes de diferentes órgãos e instituições é fundamental para o debate amplo e uma possível articulação de ações conjuntas.

Portanto, é essencial que os envolvidos compareçam à audiência e contribuam com o debate. Afinal, a preservação do meio ambiente e a busca por soluções sustentáveis são responsabilidades de todos. O comprometimento e a ação coletiva são fundamentais para garantir o equilíbrio e a qualidade do nosso ecossistema.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo